top of page

Saiba quem foram as mulheres que lutaram para que o Brasil fosse independente

  • Foto do escritor: Yasmin Moraes
    Yasmin Moraes
  • 7 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

A história contada pelos homens tenta apagar o legado de grandes mulheres que passaram por esse País. No entanto, seus feitos ultrapassam o tempo, e hoje, época em que as elas já assumiram a sua magnitude, é momento para enaltecê-las (e se inspirar). Neste 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, conheça (ou relembre) as mulheres que deram seu nome para que o Brasil deixasse de ser colônia de Portugal.


Maria Leopoldina



Não tem como iniciar essa lista sem citar a Princesa Leopoldina. Ao contrário do que muitos pensam, foi ela quem assinou o decreto de independência do Brasil, em 1822, e não Dom Pedro I, que estava viajando para São Paulo. Durante a ausência do monarca, Leopoldina ocupou o cargo de regente e governou o País.


Maria Quitéria



No maior estilo Mulan, Maria Quitéria se vestiu de homem para lutar a favor da independência. Ela fugiu de casa vestindo as roupas do cunhado com a ajuda da irmã e apresentou-se ao Regimento de Artilharia. Em Salvador, o soldado Medeiros, nome que Maria Quitéria usou na batalha, participou de muitos combates por ter um bom manejo com as armas.


Joana Angélica


A abadessa Joana Angélica, à época com 60 anos, foi considerada mártir da independência. Isso porque ela tentou impedir a entrada de soldados portugueses no Convento da Lapa, em Salvador, durante as batalhas que precederam o ato histórico. A religiosa morreu enquanto tentava bloquear a passagem e virou símbolo de luta.


Maria Felipa


Imagem: Filomena Modesto Orge/Arquivo Público do Estado da Bahia


Essa foi a que mais me surpreendeu e eu fiquei chocada com o que essa mulher fez! Maria Felipa foi líder de diversos grupos étnicos para barrar a entrada dos portugueses na Bahia. Historiadores contam que ela usou a estratégia de seduzir e embebedar os europeus com a ajuda de outras mulheres. O plano seguiu-se com uma surra de cansanção nos invasores e a queima de mais de 40 embarcações!


Comments


WhatsApp Image 2021-06-30 at 14.02.04.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

 Yasmin Moraes, 21, é capricorniana e quase jornalista. Este espaço tem a missão de ajuda-la a chegar lá e a outros lugares mais distantes. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Vamos edificar?

Obrigado pelo envio!

© 2021 SALUTE! Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page