top of page

Coluna de opinião: Por que pelos em mulheres são um problema?

  • Foto do escritor: Yasmin Moraes
    Yasmin Moraes
  • 3 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Ilustração: Ayqa Khan


Pensei em trazer esse tema para a coluna desde o dia em que fui fazer uma simples limpeza de pele com uma esteticista, que também é depiladora. Em um feriado municipal do mês de setembro, eu marquei a sessão em seu espaço novo. Estava muito ansiosa pelo procedimento, visto que nesses meses em que a pandemia chegou e se intensificou no Brasil, eu nunca mais fizera nada do tipo.


O processo seguiu o que eu já esperava: esfoliação, vaporzinho no rosto para abrir os poros, extração e estímulo de cicatrização. Até que no meio disso tudo, não sei ao certo em que momento, a profissional lançou a seguinte frase: "vamos tirar essa sobrancelha?". "Oi?", pensei.


Antes deixem-me explicar o rolê da minha sobrancelha. Ela sempre foi fininha e, por isso, até quando eu era uma CRIANÇA as pessoas perguntavam se eu fazia. A resposta era sempre "não", mas aos 15, 16 anos, eu tive o interesse de experimentar. E eu odiei! Não porque doía ou algo do tipo, isso sempre foi bem tranquilo para mim, mas porque, na minha cabeça, não havia a mínima necessidade (e eu estava jogando dinheiro fora!). Eu percebi que só comecei a fazer porque via todas as mulheres fazendo.


Eu sempre gostei de moda e, portanto, sempre fui apaixonada por editorias. São os espaços que os estilistas, fotógrafos e editores dão uma bela pirada no conceito. E eu costumava ver umas sobrancelhas bem bagunçadas e sem formato certinho. Foi aí que eu decidi parar de fazer, mais precisamente, há uns 3 anos. Inspirada por Marina Ruy Barbosa e Gigi Hadid, eu comecei a usar ainda menos produtos para preencher as sobrancelhas. Quanto mais natural melhor.



Comecei a usar menos produtos para preencher as sobrancelhas. (Foto: Arquivo Pessoal)


Voltando ao momento da pergunta da esteticista, tudo isso passou como um flash na minha cabeça e eu tive que, várias vezes, tentar explicar porque eu não ia tirar a sobrancelha. Sério, eu insisti muito! E ela ainda me chamou para voltar outro dia caso eu mudasse de ideia, viu?


O fato é que esse acontecimento me fez refletir (mais uma vez) sobre porquê os pelos femininos são tão indesejados, mesmo os que não fazem diferença se estão ou não lá. Eu sei que, durante as minhas pesquisas do TCC, eu descobri que isso é um fator cultural. Mas se naturalmente está lá, por que deveria ser retirado? E acima de tudo, se EU não me incomodo que esteja lá, por que deveria ser retirado?


São essas coisas que as vezes me pego em um looping de pensamentos em que não consigo chegar a uma explicação. Você sabe por que depila a axila? Ou as pernas? Talvez por insegurança, para que a sociedade não nos diminua como mulher ou nos ache esquisitas, sei lá. Falando nisso, você tem alguma insegurança em relação aos seus pelos? Me conta nos comentários do último post no Instagram!

Comments


WhatsApp Image 2021-06-30 at 14.02.04.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

 Yasmin Moraes, 21, é capricorniana e quase jornalista. Este espaço tem a missão de ajuda-la a chegar lá e a outros lugares mais distantes. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Vamos edificar?

Obrigado pelo envio!

© 2021 SALUTE! Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page