top of page

Para adicionar à playlist: podcasts que dão vozes às mulheres

  • Foto do escritor: Yasmin Moraes
    Yasmin Moraes
  • 2 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de nov. de 2021


Zendaya, Madonna e Emma Watson são personalidades que lutam pela causa feminista (Ilustração: Clara Lima)


Eu nunca fui muito adepta a podcasts. Apenas recentemente que inseri na minha rotina, principalmente em alguns momentos bem específicos: durante os longos banhos em que aproveito para lavar o cabelo ou em viagens de ônibus que vão demorar horas. Eu percebi que, não por acaso, os meus podcasts favoritos são contados por mulheres e falam sobre mulheres. Por isso, escolhi os cinco programas que eu mais ouço para vocês conhecerem e seguirem, e claro, vou deixar dicas dos melhores episódios.


Ppkansada


O Ppkansada é formado pela Bertha Salles, Isabela Reis e Taize Odeli. Com várias doses de humor, elas abordam assuntos que todas estamos cansadas e que geralmente envolvem os homens e relacionamentos, sejam amorosos, familiares, amizades ou de trabalho. As apresentadoras trazem perspectivas diferentes baseadas em suas próprias vivências, e em alguns episódios é possível conferir opiniões de convidados. Indico começar por “É amor platônico" ou “Quando o relacionamento é abusivo”.


Bom dia, obvious


O Bom dia, obvious é uma exceção porque foi o primeiro podcast que eu conheci e já escutava enquanto fazia aquela boa limpeza na casa. A Marcela Ceribelli, CEO da Obvious, recebe uma convidada por episódio para conversar sobre assuntos diversos, que vão desde saúde mental, feminismo, autoestima, relacionamentos. Tudo o que gerar certa inquietude e questionamentos. Os meus preferidos são “Masturbação: o último tabu” e “O ódio às mulheres de sucesso”.


Prazer, Renata


Para quem não sabe, a Renata Ceribelli, que apresenta o Prazer, Renata, é mãe da Marcela, da Obvious. Eu já me sinto muito amiga dessa família! O que eu mais gosto do podcast é que ele tenta abordar visões muito diferentes sobre determinado tema, trazendo três convidadas de idades diversas, etnias diversas, mas que de alguma forma tem uma situação em comum. O papo é tão leve e descontraído que você nem percebe o tempo passando enquanto escuta. Eu amo os episódios “Autoestima Feminina”, "Homens Tóxicos: Como Reconhecê-los" e “Mais do que machismo: a misoginia e o ódio às mulheres”.


Saia Justa


O Saia Justa já é um programa consagrado da grade do GNT, mas também é possível conferir os episódios pelo podcast. Ainda é o que eu menos escuto, mas trouxe aqui porque tem muito potencial para se tornar o meu favorito. O programa é apresentado por Astrid Fontenelle, Mônica Martelli, Pitty e Gaby Amarantos, ao lado de convidadas que costumam debater três temas a cada episódio. Aqui, eu vejo como é importante dar voz às mulheres e como elas têm um conhecimento amplo. O que eu mais gosto é “Meu corpo, minhas regras/ Dai-me paciência/ Nossa energia escura”.


Narrativas da Memória


Esse é um podcast muito especial porque foi criado pela minha amiga , Letícia Lavor, como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo. Eu e Letícia temos em comum o fato de sermos do interior do Ceará, mas precisamos nos mudar para Fortaleza para estudar. E esse é o assunto principal do podcast. Nos quatro episódios disponíveis, ela traz mulheres para falar sobre as suas origens e raízes, além de como elas carregam as memórias como um refúgio que oferece a sensação de casa onde elas estiverem. Os mais legais são o primeiro e o último, em que ela ouve as “Memórias Submersas” da Lianne Ceará, outra amiga da faculdade, e conta a sua própria “Jornada de descobertas”.


Comments


WhatsApp Image 2021-06-30 at 14.02.04.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

 Yasmin Moraes, 21, é capricorniana e quase jornalista. Este espaço tem a missão de ajuda-la a chegar lá e a outros lugares mais distantes. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Vamos edificar?

Obrigado pelo envio!

© 2021 SALUTE! Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page